Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Gnocchi alla romana

Um gnocchi ideal para celíacos, sem glúten.

Você precisa de:

  •       
       Para o gnocchi:
    Farinha de milho, 500 g
    Caldo de legumes, 700 ml
    Manteiga, A gosto
    Sal, A gosto
    Pimenta-do-reino, A gosto
    Noz-moscada, A gosto
    
    Para o molho:
    Creme de leite, 300 ml
    Queijo parmesão, 100 g
    Cogumelo, 300 g
    Alho, 2 dentes
    Azeite de oliva, A gosto
    Sal, A gosto
    Pimenta-do-reino, A gosto

Passos

1Em uma panela, coloque o caldo de legumes, a farinha de milho e a manteiga; mexa bem até formar uma polenta.
2Abra a polenta numa forma e espere esfriar; corte-a com auxílio de um cortador redondo pequeno.
3Numa frigideira, refogue os cogumelos com alho e azeite de oliva.
4Coloque o creme de leite fresco com noz-moscada, sal e pimenta-do-reino a gosto.
5Numa forma, coloque os disquinhos de polenta e cubra com o creme de cogumelos.
6Finalize com queijo parmesão ralado e leve ao forno preaquecido em temperatura alta até gratinar e sirva.

sábado, 24 de novembro de 2012

Receita de Filé Mignon ao creme, cogumelos paris e batatas saotée


Ingredientes:
600 g de filé mignon em cubos médios

2 xícaras (chá) de cogumelos Paris frescos

2 xícaras (chá) de creme de leite fresco

2 colheres (chá) de cebola picada

2 colheres (sopa) de suco de limão

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de cebolinha verde

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Páprica doce

Para a batata:

4 batatas cortadas em cubos

2 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de mistura de ervas (salsinha/ cebolinha/ sálvia)

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Modo de preparo:
Tempere a carne com sal, pimenta e páprica e doure numa panela com azeite. Reserve. Lave bem os champignons, corte em cruz, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão e reserve. Numa panela, coloque a manteiga, doure a cebola, acrescente o champignon e refogue por alguns minutos. Adicione o filé selado, o creme de leite, a outra colher de suco de limão, acerte o tempero, cozinhe por alguns minutos, adicione cebolinha verde e sirva.

Batatas:

Cozinhe as batatas, salteie na manteiga com as ervas, tempere com sal e pimenta e sirva.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Arroz de Sabado



Ingredientes
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 800 g de pedaços de frango sem pele, temperados com sal e limão
- 2 colheres (sopa) de toucinho defumado, cortado em cubinhos
- 180 g de paio, cortado em rodelas
- 1 linguiça portuguesa, cortada em rodelas
- 1 cebola grande picada
- 3 tomates maduros, sem pele e sem sementes cortados em pedaços
- 3 xícaras (chá) de arroz parboilizado
- sal
- 12 folhas de repolho rasgadas
-  2 xícaras (chá) de ervilhas frescas ou congeladas (300 g)
-  5 ramos de salsinha picada
Preparo
Numa panela grande e de fundo largo, aqueça o óleo e refogue os pedaços de frango até ficarem dourados. Junte o toucinho, o paio, a lingüiça, a cebola e frite por alguns minutos. Acrescente os tomates, o arroz, tempere com sal e junte as folhas de repolho. Despeje água fervente em quantidade suficiente para cobrir o arroz (6 xícaras de chá, 1,2 litros) e cozinhe em fogo médio com a panela tampada. Quando a água estiver quase secando, adicione as ervilhas e cozinhe até a água secar. Polvilhe a salsinha e sirva o arroz na própria panela em que foi preparado.
Rendimento: 6 porções
Para Acompanhar uma salada verde bem leve.
Tempo de preparo.: 20 MINUTOS

Picadinho Carioca



Ingredientes
1 kg de filé mignon
4  dentes de alho sem miolo picados
1 punhado de sálvia
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparar
Corte o filé em cubinhos. Tempere com o alho, as ervinhas picadas, o sal e a pimenta do reino. Em uma frigideira pré-aquecida, coloque a manteiga e puxe a carne aos poucos. Molho: em uma panela, coloque uma colher de manteiga e refogue bem a carne. Acrescente uma cebola cortada e uma cenoura com casca cortada. Refogue. Acrescente uma xícara de molho shoyo e deixe criar um caldo. Ponha um litro de água e deixe ferver. Coe o molho e leve à geladeira. Retire a gordura e engrosse o caldo com uma colher de maisena. Para servir, junte o molho à carne e coloque para ferver.
Sirva com arroz e farofa.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Quiche de Queijo



INGREDIENTES
MASSA
300g de farinha de trigo
200g de manteiga
sal a gosto
Um envelope de fermento químico
Um ovo
RECHEIO
Uma caixinha de creme de leite
400ml de leite
250g de queijo parmesão ralado
2 ovos
40g de farinha de trigo
Sal a gosto
150g de mussarela búfala
Um maço de manjericão
Tomate cereja para decorar


MODO DE PREPARO DA MASSA
Misture a farinha com a manteiga, o sal e o fermento até ficar parecendo uma farofa. Depois, adicione o ovo e mexa até ficar uma massa macia e homogênea.
Deixe a massa descansar por meia hora na geladeira. Abra a massa e forre uma forma com 25cm de diâmetro.
MODO DE PREPARO DO RECHEIO:
Coloque o creme de leite, o leite, o ovo, a farinha, e o parmesão no liquidificador. Bata por 3 minutos até ficar bem cremoso. Adicione a mussarela de búfala e bata mais um pouco.
Despeje essa mistura na forma com a massa aberta, e decore com folhas de manjericão e tomate cereja.
Asse em forno pré-aquecido a 180 graus. Leva, em média, 40 minutos. Você perceberá que a quiche está pronta quando a massa começa a se desprender da forma e o recheio fica firme e os tomates bem assados.

Receita de Natal Pernil desossado com molho de limão



INGREDIENTES
6 limões tipo tahiti
3 limões tipo siciliano
1 pernil desossado (cerca de 3 quilos)
3 colheres (sopa) de manteiga
meia colher (chá) de pimenta-do-reino moída
meia colher (chá) de louro em pó
5 dentes de alho amassados
4 tabletes de caldo costela de porco
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de hortelã picada
MODO DE PREPARO
Esprema o suco de cinco limões e reserve. Limpe o pernil, tirando a gordura aparente e, com uma faca, abra-o como uma manta. Em uma tigela, misture a manteiga, reservando uma colher (sopa), com a pimenta-do-reino, o louro e o alho. Besunte o pernil com a manteiga temperada. Coloque em uma assadeira grande e despeje o suco dos limões reservados e o caldo dissolvido em uma xícara (chá) de água fervente.
Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por cerca de 12 horas, virando-o na metade do tempo para tomar gosto. Retire da assadeira e enrole-o com um barbante. Retorne à assadeira e acrescente os limões restantes cortados em rodelas. Leve, coberto com papel-alumínio, ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 2h30min. Retire o papel-alumínio e deixe no forno por cerca de 1h30min, regando com o caldo do cozimento que se forma na assadeira.
Se necessário, acrescente água no fundo da assadeira. Retire do forno e separe o pernil do molho da assadeira. Retire o barbante cuidadosamente do pernil e conserve o aquecido no forno. Passe o molho por uma peneira e reserve. Em uma panela, aqueça a manteiga reservada e doure a farinha de trigo. Despeje, aos poucos, o molho peneirado e meia xícara (chá) de água, mexendo sempre, para não formar grumos, até ficar cremoso. Acrescente a hortelã picada e sirva com o pernil, decorado com as rodelas de limões.
Rendimento:     24 porções
Receita: sugestão Cozinha Nestlé

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

RISOTO Tipos de arroz e dicas para fazer um bom risoto

O risotto é um prato singular e seu maior atrativo é que ele satisfaz qualquer paladar, desde que seja preparado corretamente. Não é de surpreender que os risotti clássicos – como o risotto alla milanese ou o risotto con porcini – tenham seu berço nas regiões de cultivo do Piemonte, da Lombardia e do Veneto. Outras regiões como a Toscana, Campania e até a Sicilia e a Sardegna contribuem para o gênero com pratos saborosos, mas não se igualam ao norte do país.
A técnica do risotto explora as propriedades de certas variedades de arroz italiano cujos grãos são compostos por um amido macio conhecido como amilopectina. Ao serem adequadamente cozidos, esse amido se dissolve, ligando-se cremosamente aos grãos e fundindo-os, ao mesmo tempo, com legumes, carnes, peixes ou outros ingredientes básicos para o sabor.


Escolher a variedade correta de arroz é o primeiro passo para se preparar um dos melhores pratos da cozinha do norte da Itália. O grão de arroz de um bom risotto deve ser capaz de fazer duas coisas essenciais e diferentes: desenvolver o seu amido para atingir a textura cremosa que caracteriza o risotto e, ao mesmo tempo, oferecer resistência à mordida. 
Das inúmeras variedades de arroz apropriadas para risotto produzidas na Itália, três são as mais indicadas: Arborio, Vialone Nano e Carnaroli.



Arborio é um grão grande, roliço e rico em amilopectina, razão pela qual produz um risotto mais grudento. É o arroz preferido para os risotti compactos da Lombardia, Piemonte e Emilia-Romagna, como, por exemplo, o risotto com açafrão, com parmiggiano e trufas brancas ou com molho de carne.



Vialone Nano é um grão pequeno e curto que contém mais amilose, outro tipo de amido, que não amacia facilmente durante o processo de cocção, apesar de ter amilopectina suficiente para o preparo de um bom risotto. É uma escolha quase unânime no Veneto, onde a consistência do risotto é mais solta e as pessoas apreciam um grão que ofereça uma forte resistência à mordida.



Carnaroli é uma nova variedade de arroz, desenvolvida em 1945 por um rizicultor milanês que misturou o Vialone Nano com uma variedade japonesa. Produz-se muito menos arroz desta variedade do que das outras duas, o que o torna bem mais caro, mas é, sem dúvida, o melhor dos três. Seu grão é revestido de amido o suficiente para ele dissolver-se deliciosamente durante a cocção, mas também contém mais amido duro do que qualquer outra variedade de arroz, fazendo com que tenha uma consistência excepcionalmente firme quando cozido.

Todos os tipos de risotto podem ser agrupados em dois estilos básicos que diferem apenas em relação à consistência. Há o estilo compacto e um pouco mais grudado do Piemonte, da Lombardia e da Emilia-Romagna, e o estilo mais solto do Veneto, conhecido com all’onda (ondulado). O primeiro estilo é obtido pela evaporação de todo o líquido do cozimento quando o arroz termina de cozinhar e, para o segundo estilo, é preciso finalizar o risotto enquanto ainda estiver úmido.
O estilo piemontês/milanês/bolonhês é mais compatível com os sabores fortes encontrados, por exemplo, no queijo, na linguiça e nos cogumelos silvestres, ao passo que o risotto all’onda veneziano é de grande delicadeza com frutos do mar e legumes frescos.




DICAS PARA UM RISOTTO BEM FEITO

• Para um risotto perfeito, é importante utilizar ingredientes de qualidade (como um bom arroz, queijo ralado na hora e manteiga sem sal).
• O caldo utilizado para a cocção do arroz deve ser feito, se possível, na hora e deve ser bem leve, pois o sabor vai concentrando à medida que evapora ao ser acrescentado ao risotto. Para não errar, opte por um caldo de legumes básico para qualquer tipo de risotto.
• O risotto aceita, como ingredientes, qualquer tipo de alimento: queijos, carnes, peixes, verduras, legumes e até frutas. Mas devem ser acrescentados no momento certo, respeitando seus tempos de cozimento. Por exemplo, cogumelos crus podem ser adicionados no início do cozimento, enquanto folhas, como rúcula, devem entrar na finalização, para manter sua textura e sabor.
• Para soltar o amido, é importante acrescentar caldo aos poucos e mexer o arroz durante todo o cozimento, dando ao risotto sua cremosidade característica. Mas mexa delicadamente, para não quebrar os grãos. O correto é “tombar” os grãos, salteando ou em movimentos circulares, de baixo para cima.
• O ponto certo do risotto é quando os grãos já estão cozidos, mas com o centro resistente à mordida. Ele deverá ser macio, mas ainda firme.
• A finalização do risotto, chamada na Itália de mantecare, é outra etapa muito importante. Acrescente a manteiga e misture delicadamente para depois entrar com o queijo escolhido para seu risotto. Risotti leves, como os de peixes e frutos do mar, devem ser finalizados sem o queijo ou com um tipo de queijo bem leve.
• A finalização é o momento ideal para entrar com ingredientes que devem ser servidos praticamente frescos, como frutas, por exemplo. 

Entre os mitos associados aos risotti, existe um segundo o qual ele deve ser saboreado quentíssimo, ao sair da panela. Ao contrário, a temperatura ideal para degustar o risotto é um a dois minutos depois de colocado no prato, quando todos os sabores e aromas da finalização se misturam e o risotto fica no ponto perfeito.


Pra não perder o costume, uma receita deliciosa!



Risoto básico com trufa

Receita indicada pela chef Silvia Percussi, Vinheria Percussi.

Ingredientes

300 gr de arroz arbório
1/4 xícara(s) (chá) de vinho branco seco(s)
1 litro(s) de Caldo de Legumes 
1/2 unidade(s) de cebola picada(s)ver vídeo
1 colher(es) (sopa) de manteiga 
3 colher(es) (sopa) de parmesão
quanto baste de trufa branca fresca(s)

Modo de preparo

Refogue a cebola e deixe ficar bem macia, acrescente o arroz, refogue mais alguns minutos.
Regue com o vinho branco, cozinhe então o arroz com o caldo de legumes.
Quando o arroz estiver no final do cozimento, veja o sal. Coloque uma colher de manteiga e um pouco de parmesão ralado.
Coloque no prato de servir e rale uma trufa sobre ele ou use a manteiga trufada se não tiver a trufa fresca.
Marcadores: 

Pão de Queijo de Azeitonas


INGREDIENTES:

- 1kg de polvilho doce

- 200ml de azeite extra virgem

- 7 ovos grandes

- 400ml de leite integral

- 1 colher de sopa de sal

- 700g queijo Minas ralado

- 200g azeitonas picadas

MODO DE PREPARO:

1- Colocar o polvilho em uma tigela.

2- Levar ao fogo: o leite, azeite e sal. Quando ferver, escaldar o polvilho. Misturar a massa - ainda quente - com um garfo para desfazer os grumos. Deixar esfriar.

3- Em seguida, juntar os ovos - um a um.

4- Sovar bem até ficar uma massa homogênea.

5- Por último adicionar o queijo e as azeitonas à massa.

6- Fazer bolinhas e levar ao forno preaquecido, a 175ºC, até dourar.

Bolo de Pão de Queijo e Calabresa


ingredientes

  • 100 ml de leite
  • 100 ml de óleo
  • 2 ovos
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • +/- 250 g de polvilho doce
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 150 g de queijo provolone picado em cubos pequenos ou 1 ½ xícara (chá)
  • 150 g de lingüiça calabresa picadinha ou 1 xícara (chá)
  • sal a gosto (+/- 5 g)

modo de preparo

1°- Num liquidificador, coloque 100 ml de leite, 100 ml de óleo e 2 ovos e bata até formar uma mistura homogênea. Transfira a mistura para uma tigela e adicione 100 g de queijo parmesão ralado e +/- 250 g de polvilho doce, aos poucos, mexendo bem até formar uma mistura homogênea. Acrescente 1 colher (sopa) de fermento em pó, 150 g de queijo provolone picado em cubos pequenos, 150 g de linguiça calabresa picadinha e sal a gosto e misture.
2°- Coloque a massa (feita acima) numa forma de furo central (20 cm) e leve ao forno médio pré-aquecido a 180°C por +/- 40 minutos. Retire do forno, desenforme e sirva em seguida.

OBS: Guarde na geladeira o que sobrar. Depois, é só esquentar no forno a 180° C por 10 minutos

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Canelones com Espinafre e Queijos


Ingredientes
1 pacote de massa fresca para canelone
400g de mussarela de búfala
Sal a gosto
400g de espinafre
300g de ricota
Raspas de 1 limão siciliano
Pimenta-do-reino a gosto
100g de presunto parma
5 dentes de alho
1 colher de azeite

Molho de tomate fresco
Ingredientes
1kg de tomate italiano
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 cebola
5 dentes de alho
1/2 cenoura



MODO DE PREPARO
Rale o alho, e doure com o azeite. Coloque as folhas de espinafre picadas e refogue até murchar levemente. Peneire a ricota para ficar bem fininha, e misture todos os ingredientes da receita, de forma que vire uma pasta.
Abra as massas de canelone e coloque duas colheres de sopa para cada um deles e enrole para fechar. Acomode um ao lado do outro na travessa para que não abram.
Molho de Tomate:
Rale a cenoura bem fininha e refogue com a cebola e o alho. Jogue o tomate cortado em cubinhos e adiciona a água. Deixe cozinhar até a cenoura desmanchar.
Ajuste o sal e a pimenta a gosto, e pronto. Cubra os canelones com o molho e leve para o forno.
Sirva enquanto estiver quente.

sábado, 10 de novembro de 2012

Quiche Mineiro



Ingredientes:
Massa:

500g de Polvilho Doce

500g de Polvilho Azedo

500g de Queijo Canastra Meia Cura

250g de Margarina

3 Ovos Inteiros

200ml de Leite Integral

Sal a gosto

Recheio:

1 caixa (200 ml) de Creme de Leite

700g de Queijo Canastra Meia Cura

2 Ovos Inteiros

Cheiro Verde a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo:
Misturar os polvilhos, o queijo, a margarina e os ovos. Acrescentar o leite aos poucos e ir amassando com as mãos. Quando a massa estiver firme e consistente, abrir como empada na forma já untada com margarina.  Para o recheio, misturar todos os ingredientes e com uma colher encher as forminhas. Pintar com pouca gema e finalizar com o cheiro verde a gosto. Rendimento: 30 unidades. Temperatura: forno turbo – 200° por aproximadamente 25 minutos.

Rendimento: 30 unidades

Tempo de preparo: 45 minutos

Spaghetti ao sugo com pesto de shitake



Ingredientes:
Montagem:

500 gramas de macarrão tipo grano duro no formato espaguete cozido al dente

500 ml de molho ao sugo industrializado ou 1 receita de molho ao sugo caseiro

1 xícara de chá de refogado de shitaque

1 receita de molho pesto de shitaque

Refogado de shitaque:

4 colheres de sopa de azeite

2 colheres de chá de cebola ralada

300 gramas de cogumelo shitake fresco cortado em tiras e depois em cubos bem pequenos

1 colher de chá de caldo de legumes em pó

Sal e pimenta do reino branca a gosto

Molho pesto de shitaque:

100 gramas de nozes pecans bem picadas

¾ de xícara de chá de salsinha fresca picada

2 dentes de alho

1 colher de café de sal ou a gosto

50 gramas de queijo meia cura ralado

50 gramas de queijo tipo parmesão fresco ralado

¾ de xícara de chá de refogado de shitaque

100 ml de azeite

Sal, pimenta-do-reino branca, noz-moscada ralada e temperos a gosto

Molho ao sugo caseiro:

1 1/2 kg de tomates tipo italiano maduro e firme, sem a pele

1/2 xícara de chá de azeite

3 dentes de alho amassados

1 folha de louro

½ xícara de chá de folhas de manjericão fresco

Sal a gosto

Modo de Preparo:
Refogado de shitaque:

Em uma frigideira grande e rasa frite a cebola no azeite, acrescente o shitake e refogue rapidamente. Tempere com o caldo em pó e sal a gosto. Deixe secar todo o líquido e reserve.


Molho pesto:

Em um processador, bata os seis primeiros ingredientes até obter uma mistura homogênea. Junte o azeite em fio até formar uma pasta granulada. Junte ¾ de xícara do refogado de shitake e misture delicadamente até ficar homogêneo. Tempere a gosto e utilize na montagem.

Molho ao sugo caseiro:

Bata os tomates no liquidificador e passe por uma peneira grossa para separar as sementes.
Leve uma panela ao fogo, coloque o azeite e doure o alho. Junte o tomate peneirado, a folha de louro e deixe cozinhar por aproximadamente uma hora em fogo baixo ou até que forme umas bolhas de óleo na superfície. Tempere com sal a gosto e as folhas de manjericão. Cozinhe por mais dez minutos e utilize na montagem.

Montagem:

Em um refratário coloque a massa cozida e quente, em seguida cubra com o molho ao sugo, espalhe o pesto por cima e finalize com o restante do refogado de shitaque.

Dica:

Reserve um pouco de nozes, torre-as levemente na frigideira com um pouco de manteiga e salpique no prato pronto. Deixe seu molho ao sugo mais picante acrescentando duas colheres de sopa de molho pesto.

Rendimento: 6 porções

Grau de dificuldade: médio

Tempo de Preparo: 50 minutos

Beto Isaac, Chef do Familia Burger ensina a fazer uma mostarda Tradicional.

Quando se pensa em cathup ou mostarda, o que logo vem a mente é a combinação destes dois ingredientes em um sanduíche, como um cheese burger e hot dog, ou até mesmo em petiscos como batatas fritas. Mas as finalidades destes dois vão muito além quando se fala sobre o mundo gastronômico.

O catchup é carro-chefe de diversas receitas, entre as mais conhecidas está o famoso strognoff. Mas também há quem goste de apreciá-lo junto com o arroz do dia a dia ou a tradicional pizza de sábado à noite. Uma sugestão criativa e apimentada é usar o catchup como substituto do molho de tomate.




Já a mostarda pode ser encontrada até em assados, grelhados e canapés. “Mesmo sendo muito comum para dar mais sabor ao frango, a combinação perfeita é no tempero de saladas como a Ceasar Salad”, explica Beto Isaac, restauranteur da hamburgueria Família Burger que explica passo a passo esta receita.



Deixe seu comentário no Facebook do Portal G&N
Faça parte do nosso Grupo de Discussão



ORIGENS

O cathup é um condimento a base de tomate. Acredita-se que teve origem na cultura chinesa, com o nome de ketsiap, que é um molho para peixes. Já na Malásia, uma outra versão deste mesmo molho tem o nome de kechap, que significa gosto. Levado aos Estados Unidos por ingleses, sofreu alterações, passou a ter como seu ingrediente principal o tomate e foi batizado de ketchup.




Já a mostarda é um condimento à base de semente de mostarda, água e vinagre. Não existe precisão quanto a sua origem. Sabe-se, no entanto, que o condimento já era utilizado por egípcios, gregos e romanos, esmagadas e salpicadas nas carnes e peixes.

Estima-se que na idade média cozinheiros franceses foram os primeiros a elaborar o condimento, utilizando as sementes, rusticamente moídas e misturadas a mel e vinagre. Foi em Dijon que a mostarda ganhou popularidade. Moinhos específicos serviam os mercadores e habitantes, da mesma forma que os moinhos de trigo, e sua mostarda se tornou comum, quase que obrigatória, nas mesas desta cidade. O registro mais antigo, datado de 1347, guarda informações sobre doze francos gastos com o envio de mostarda à Rainha.

Confira como fazer a tradicional mostarda!



Molho de Mostarda




INGREDIENTES

100g de sementes de mostarda

1 copo (americano) de azeite de oliva

Sal a gosto

1 colher (sobremesa) de orégano

1 dente de alho, pequeno

1 xícara (chá) de água

1/2 cálice de vinagre balsâmico



MODO DE PREPARO

Bata as sementes no liquidificador. Em seguida acrescente os outros ingredientes e bata mais um pouco. Peneire e guarde na geladeira. O vinagre balsâmico pode ser substituído por 1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã.